5 Mitos Financeiros que te Deixam Pobre



A nossa população sofre com diversos problemas, como a saúde pública em frangalhos, governantes corruptos, educação de qualidade cara, falta de segurança, entre inúmeros outros.


Mas um problema na nossa opinião é um dos piores, o desejo de não evoluir financeiramente, de ser pobre. Não se ofenda, pois se hoje você está numa situação financeira ruim, compreenda que ela não é eterna e pode ser mudada, mas o que muitas pessoas não sabem, é que muito mais do que o dinheiro que entra no bolso, essa situação é gerada pelas informações que entram na mente. E por isso a Educação Financeira é essencial, pois sem ela, ricos empobrecem e pobres não crescem.


Infelizmente, as gerações crescem sem ter uma base Financeira sólida, e pior, se desenvolvem com uma base Financeira criada através de paradigmas, e que muitos são grandes mentiras, e a consequência disso é um futuro cada vez mais incerto.


Nesse artigo optamos por colocar alguns itens que encontramos no nosso dia a dia e que são grandes doenças no que tangem um futuro financeiramente pleno. E são:


1. Educação Financeira é apenas para quem tem dinheiro


É um mito! Com certeza se as pessoas independente de serem ricas ou pobres tivessem educação financeira, muitos problemas como altos graus de endividamento seriam extintos, as pessoas entenderiam o poder dos juros compostos, teríamos famílias mais informadas em relação as oportunidades financeiras do dia a dia, ou seja, uma sociedade menos falida tanto financeiramente, quanto culturalmente.


2. Não guardo dinheiro pois ganho mal


Um grande erro das pessoas. O problema de guardar dinheiro não está em quanto se ganha e sim a cultura financeira existente no padrão de gastos, pois infelizmente o desejo consumista é grande e muitas vezes não ganhamos o suficiente para arcar com esse padrão, e por isso as pessoas tendem a colocar a culpa no que ganham e não no que gastam. Se você acha que ganha pouco, vá se preparar melhor, estudar, se dedicar mais, mudar de emprego se preciso for, abrir uma empresa. Agora, enquanto mudanças não ocorrem, mantenha seu padrão de vida, conforme a sua realidade, pois a conta sempre chega.


3. Estou velho para pensar em aposentadoria


Sem dúvida essa é uma grande besteira. Muitas pessoas acreditam que após uma certa idade o tempo para formar a sua aposentadoria não é mais suficiente, o que não é uma verdade. Hoje, com o aumento da qualidade de vida, expectativa de vida e da medicina, as pessoas vivem mais, e com certeza uma pessoa com 60 anos pode viver mais 14, 24, 30 anos a mais, ou seja, uma vida inteira pela frente. Portanto, não entregue os pontos. Independente da sua idade, planeje sempre seu futuro, pois você pode se surpreender.


4. Não tenho Educação Financeira pois ninguém me ensinou


Papo furado! Quem quer faz acontecer. Quando não sabemos algo, em qualquer área o que não faltam são possibilidades de aprendizado, livros, cursos, ferramentas online.

Sinceramente, se você quiser, você pode aprender. Um ditado que pode ser muito usado para isso é: "Na era da informação, a ignorância é uma escolha".


5- Quanto mais pessoas ignorantes em Educação Financeira, melhor para os bancos


Também não é verdade. Isso é uma desculpa das pessoas quando simplesmente pagam juros abusivos. O que temos que entender é que os bancos e outras instituições financeiras tem juros consideráveis, e parte disso é devido a inadimplência de péssimos pagadores, ou seja, quanto menos educação financeira, mais gente deve, aumentando os juros, inibindo assim empresas e pessoas a utilizarem empréstimos para bons fins, gerando assim menos investimentos, e empregos e por consequência ainda mais inadimplência, ou seja, os bancos querem e precisam educar melhor seus clientes.


Esse foi um pequeno resumo de diversos problemas que avaliamos em nossas consultorias e cursos. Esperamos que você não esteja nesses mitos, mas caso esteja, saia deles e com certeza sua vida terá um horizonte melhor!

0 visualização

Criado por Stardust Agência.