Como Criar uma Agenda Financeira?


Já tivemos a oportunidade de discutir em outras oportunidades sobre o tema “Metas”, e que com certeza é um grande problema das pessoas, o fato de não conseguirem definir metas e objetivos na vida e morrerem com seus sonhos não realizados.


Bem, o assunto desse artigo especificamente é um pequeno detalhe, mas que pode fazer toda a diferença na sua vida financeira. A criação de uma agenda financeira.


Sem dúvida, na vida temos várias áreas, e em momentos dela estamos focados em uma determinada área com maior intensidade do que em outras, e isso gera um grande desequilíbrio. Quantas vezes vimos casais se separarem pois um deles estava tão focado em sua carreira, que o casal deixou o tempo que tinham juntos de lado, e o relacionamento terminou? Bem, quando falamos de dinheiro, ocorre a mesma coisa, pois quando não temos um foco sobre o nosso dinheiro, ou seja, sobre a construção de nossa vida financeira, quando nos damos conta, estamos perdidos e nada foi criado.


Em nossas consultorias e treinamentos, um dos pontos que mais batemos é o comportamental, pois não importa o quão bom você seja naquilo que faz, ou quão promissor seja na sua carreira, se você não tiver um tempo para avaliar o seu dinheiro, você será uma pessoa que constrói, constrói e nunca saberá o que estará construindo.


Na vida temos diversas áreas, como culturais, educacionais, sociais, políticos, familiares, relacionamento, profissional, esportivo, mas também temos que colocar o financeiro.

Sendo assim, desafiamos você a criar a sua agenda e colocar um compromisso diário de ver e estudar sobre as suas finanças, sabendo a hora do seu dia que deve ser utilizada para:


  • Atualização de Planilhas e/ou Controles financeiros pessoais

  • Leitura sobre bons livros e artigos de Finanças Pessoais/Educação Financeira

  • Definição de metas e objetivos

  • Tempo para saber as notícias do universo financeiro que afetam a sua vida

  • Acompanhamento para saber se os seus planos de ação para a sua aposentadoria estão sendo cumpridos

  • Entre outros.

No começo será um desafio criar os seus indicadores e a sua rotina, mas depois de pouco tempo será um hábito que você fará sem perceber, e esse controle criado será o divisor de águas da sua vida em relação a sua liberdade financeira.


Lembra-se dessa frase, “Quanto mais disciplina eu tiver, mais liberdade eu terei”.

46 visualizações

Criado por Stardust Agência.