Ganhei Meu 13º e Estou Rico!

Atualizado: Jan 6




Olá, mais um dia! Dezembro chegou e já tem muita gente pensando em todas as possibilidades de consumo que surgem por conta de uma renda a mais esse mês: o 13º salário. Com você também acontece isso?


O Economia Sem Mito é um blog de investimentos, finanças e educação financeira para todos e, portanto, não sabe o que acontece dentro da sua casa. Porém, se pudermos te ajudar a entender que o seu EU do futuro se beneficiará com as decisões tomadas pelo seu EU do presente, então estamos todos de parabéns! Nós do ESM e você vamos fechar um 2021 com chave de ouro!


E para isso é importante falarmos do 13º como um instrumento para você fazer o que tem que ser feito. Não caia na tentação do aumento de padrão de vida ou consumo durante esse período, só porque os anúncios são atrativos, os filhos estão pedindo ou você acha que “merece”. Inclusive esse foi um dos motivos mais utilizados para muitas pessoas se depreciarem através das redes sociais nesses últimos tempos pandêmicos: seja comendo muito porque “merece”, bebendo, matando a academia etc. Será que o prazer momentâneo e benefício de curtíssimo prazo compensa o estrago do médio e longo prazo?


É provável que o seu EU do futuro já esteja mais cansado, de saco cheio de enfrentar um trabalho no dia a dia e com mais pressa em se aposentar. Também é provável que precise consumir produtos e serviços mais caros, devido às necessidades da idade, como plano de saúde, remédios e faculdade dos filhos já crescidos. Então faça um favor para o seu EU do futuro e não utilize seu 13º com bobagens que serão rapidamente esquecidas no próximo Natal.


Para você que possui dívidas, ainda está se ajustando, criando mais consciência e se educando financeiramente, meu conselho para você é: não esmoreça esse mês! Faça o mesmo sacrifício e se aperte para continuar, por exemplo, diminuindo suas dívidas ruins. Agora com o 13º você tem a chance de acelerar esse processo e quem sabe começar um próximo ano com maior leveza - inclusive emocional - sobre sua situação financeira.


Para você que investe, pense se não é o momento para diversificar seus ativos, inclusive cogitando alguns cenários mais disruptivos que anteriormente estavam fora do seu radar. Converse com seu assessor para desenhar uma estratégia.


Feliz Natal e que o 13º seja realmente um presente de Papai Noel para alavancar você ainda mais em direção ao sucesso. E para quem não vai ganhar 13º porque é empreendedor ou profissional liberar, por exemplo, temos uma conversa no próximo artigo, especial pra você!




11 visualizações0 comentário